Reputação Online: o que é e por que se preocupar? Entenda!

A era digital fez com que as empresas aprendessem a lidar com a internet e com os canais que ela disponibiliza para o posicionamento das marcas. Em meio a tudo isso está um assunto importante e que precisa ser visto com atenção: a reputação online.

Para as empresas, cada vez mais deve haver uma preocupação em relação à maneira como os negócios são conduzidos e absolutamente tudo relacionado à organização. Uma vez que ela está exposta na web, a possibilidade de estar na mira do público é maior, o que pode ser bom, mas também pode gerar problemas.

Este post vai mostrar como é importante cuidar da reputação online da sua empresa, mostrando como você pode gerenciar essa questão. Veja!

A importância de cuidar da sua reputação online

A internet é um meio em que tudo se propaga com muita rapidez, potencializando o tão tradicional “boca a boca”. Do mesmo modo que é possível criar uma reputação sólida e usar a rede para divulgá-la, qualquer deslize vai ser explorado com a mesma agilidade e intensidade.

Viralizar é algo simples na era digital, o que pode ser negativo em muitas oportunidades. Do mesmo modo que a rede é plataforma de divulgação, também pode ser um espaço impactante para a reclamação de consumidores insatisfeitos, por exemplo.

A reputação depende do que a empresa faz

Construir uma boa reputação não é o maior desafio, apesar de demandar uma estratégia e um posicionamento adequado. Difícil mesmo é manter essa boa imagem. As interações e um tom apropriado ao público-alvo são fundamentais para crescer e ser cada vez mais bem-visto pelos usuários da rede.

A internet é apenas um meio que reflete tudo relacionado à empresa, então a preocupação deve ser em buscar a excelência em todos os aspectos: atendimento, qualidade do produto/serviço, entre outros.

Quanto maior for a exposição, maior é a responsabilidade. Essa deve ser a postura da empresa, procurando ser cada dia melhor. Assim, será possível usar a reputação online de forma positiva, defendendo a imagem da empresa da melhor maneira.

Dicas práticas para posicionar bem a sua empresa

Gerenciar a reputação é um desafio e tanto, demandando de esforço constante, mas sempre bem direcionado ao que realmente importa. A seguir, confira algumas dicas para aplicar na gestão das mídias sociais e no marketing digital da sua empresa!

Mantenha os perfis atualizados

As páginas da empresa precisam estar atualizadas, preferencialmente todos os dias. Isso oferece credibilidade ao cliente, mostrando que ele está se relacionando com uma marca ativa. Essa regularidade oferece a tranquilidade adequada, por exemplo, no momento de decisão de uma compra.

Responda aos comentários

Sejam consumidores, sejam pessoas que simpatizam com sua marca, eles sempre estarão nas suas publicações deixando comentários. Alguns podem ser positivos, outros nem tanto, mas o importante é sempre responder. Essa interação cria proximidade e transmite sensação de que a marca se importa com o consumidor.

Mantenha sempre um tom adequado

O tom é algo muito importante quando se trata de posicionamento na web. É preciso ter sempre uma linguagem adequada e amena, de forma compreensiva. Respostas ríspidas e breves demais podem ser interpretadas da maneira errada, prejudicando o engajamento.

Monitore o que falam sobre a sua empresa

Saber o que as pessoas falam da sua empresa na internet é fundamental. Esse é um ótimo medidor para ter ideia do que está indo bem, mas também sobre o que pode melhorar. Esse feedback claro e transparente fará toda a diferença.

As melhores ferramentas de monitoramento de citações são:

Priorize o atendimento de qualidade

O cliente da era digital é mais exigente do que nunca. Ele não visa somente comprar bons produtos ou contratar serviços de primeira: ele quer se sentir relevante e ser tratado da forma certa — o que está diretamente ligado ao atendimento. É necessário ser ágil, preciso, solícito e humano na hora de atender.

A reputação online é fundamental para as empresas e deve ser tratada como tal. Com um bom posicionamento nos mecanismos de busca e uma gestão digital eficaz, é possível ter sempre uma imagem positiva.

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