Quer otimizar o orçamento de marketing da sua empresa? Saiba aqui!

Nem sempre o orçamento de marketing disponível é dos mais amplos. Ainda quando ele é bom, é preciso usá-lo de maneira inteligente. Ter que lidar com isso é uma realidade comum a muitas empresas, que precisam ter bons resultados. Nessas situações, otimizar esse capital é a regra.

Relacionar os gastos, trabalhar com metas e mensurar o retorno dos investimentos são algumas práticas fundamentais. O dinheiro deve ser usado com estratégias de marketing eficientes, que se relacionem bem com o que sua empresa deseja.

Este post vai ajudar você a gerir esse orçamento reduzido da melhor forma! Saiba como fazer o melhor uso dele, obtendo bons resultados.

Identifique os gastos necessários nas ações

Antes de começar a investir é importante contabilizar quais gastos você terá com as estratégias de marketing. A otimização do seu orçamento depende diretamente de como você direciona a verba disponível. Primeiramente, identifique as ações que têm mais chances de desempenhar bem, mesmo com baixo custo.

Esse é um trabalho primário e que trata de custo-benefício. Algumas práticas têm boa avaliação do mercado, e essas podem ser o ponto de partida. Entenda o quanto elas vão levar do seu orçamento, sempre equilibrando com outras ações também eficientes.

O marketing tem gastos de diferentes tipos, uns mais recorrentes, quase fixos, enquanto outros aparecem em momentos específicos. Há campanhas pontuais, como em datas comemorativas, e há aquelas que são feitas o ano todo. Saiba exatamente quanto, em média, cada um deles vai custar ao orçamento.

Estabeleça metas e mensure resultados

O orçamento de marketing precisa englobar as metas que você tem no seu planejamento estratégico. As ações podem ser direcionadas para diversos objetivos: lançamento de um produto, fortalecimento do engajamento, aumento do alcance e uma série de outras necessidades.

Entenda o momento atual da sua empresa e defina as metas. Para cada uma delas haverá estratégias específicas que ajudarão sua empresa a chegar nos resultados pretendidos. Esses objetivos também influenciam em como o orçamento será gasto. Naturalmente, metas mais ambiciosas demandam investimentos maiores.

Mensure para saber os resultados

Ao definir o que sua empresa quer atingir, certifique-se de que é algo que pode ser mensurado. De nada vai adiantar ter metas importantes se não é possível identificar se elas estão sendo alcançadas. Para isso, os KPIs ajudam a monitorar como as ações de marketing estão trazendo resultados.

Esses números dão uma visão concreta, que possibilita a análise sobre o que tem dado certo como campanha. Assim, você sabe se os investimentos do seu orçamento estão sendo feitos com qualidade

Outra necessidade é a de mensurar o retorno sobre os investimentos, o famoso ROI. Essa ferramenta dá uma noção transparente e precisa acerca do que a sua empresa obtém por centavo que ela designa a uma estratégia de marketing.

Organize as metas em espaços de tempo

As metas também precisam ser propostas em espaços de tempo específicos. Pense sempre a curto e longo prazo, pois, isso mantém os objetivos realísticos e define quando eles serão alcançados. Esse planejamento organiza as finanças e sua empresa sabe exatamente o quanto gastará agora e futuramente.

Opte pelas estratégias que têm desempenhado bem

Ao mensurar os resultados, você sabe exatamente o que tem desempenhado bem. A precisão é um dos pilares da otimização do orçamento de marketing, ou seja, é importante investir no que você tem a certeza de que vai dar certo.

Em um primeiro momento, é comum ter diferentes estratégias em curso. Somente com o tempo e a mensuração vem a identificação do que realmente funciona. Sendo assim, por que arriscar no que não tem dado certo?

Se 2 estratégias têm trazido 90% dos resultados positivos, por exemplo, direcione a maior parte do orçamento para essas ações. A eficácia é muito maior quando você investe em algo que deu retorno concreto, o qual você pôde mensurar.

Defina prioridades e segmente as ações

O seu público também é de grande ajuda ao gerir seu orçamento. Informações demográficas, psicográficas, os hábitos de consumo e de interação devem ser levados em consideração ao gerar ações de marketing.

Sua empresa precisa desses dados para definir as prioridades ao designar capital para estratégias específicas. Se seus consumidores estão mais propensos a textos, você pode trabalhar com o marketing de conteúdo, por exemplo.

O mesmo pode ser feito nas redes sociais, direcionando as campanhas para plataformas específicas. Assim, é possível investir de maneira precisa em posts impulsionados.

Essas prioridades também devem ser pensadas na segmentação. Seu público é maior entre determinada faixa etária e em uma região específica, então direcione seu marketing usando esses filtros. Segmentar é um modo eficiente de ter resultados precisos, otimizando o seu orçamento.

Invista nas ações de remarketing

O remarketing é uma das ferramentas com melhor custo-benefício, além de ter um poder de conversão muito interessante. Sua proposta é simples: oferecer oportunidades de compras ou anúncios simples a usuários que já demonstraram interesse no que você vende.

Essas pessoas verão suas ofertas por meios de banners na rede de display, além de as receberem por e-mail, caso estejam no seu newsletter. Essa é uma estratégia muito comum em e-commerces, por exemplo. Os produtos que o usuário visitou são mostrados novamente nesses 2 canais.

Se essa pessoa já visualizou aquela oferta anteriormente, são grandes as chances de ela ter real interesse. Pode ser que falte algum detalhe para que ela compre, então se você pode lembrá-la sobre isso, o que aumenta muito probabilidade de esse tipo marketing surtir efeito.

Conte com ajuda especializada

As agências especializadas são sempre a melhor opção ao gerenciar uma conta. Elas têm a expertise necessária para controlar o orçamento de marketing, designando capital às melhores estratégias, com o conhecimento suficiente de quem sabe o que funciona bem.

Esses prestadores de serviço trabalham com a compreensão do posicionamento e das características principais da empresa, entendendo suas metas e propondo as melhores estratégias. Naturalmente, essa precisão resulta em um uso otimizado do dinheiro disponível, sempre com práticas eficientes.

Sua empresa pode ter bons resultados, mesmo que o orçamento de marketing não seja dos mais altos. Independentemente disso, em qualquer situação é altamente importante otimizar seu uso. Com essas dicas, você estará muito perto disso.

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