Que tipos de conteúdo engajam os usuários nas redes sociais?

A internet permite que, atualmente, o marketing digital traga muitas vantagens frente as formas tradicionais de marketing  e as redes sociais são uma engrenagem central para aproveitá-las. Saber quais tipos de conteúdo nas redes sociais são melhores para engajar e atrair os clientes faz parte de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

Se hoje sua empresa busca qualificar o conteúdo das redes sociais para agregar mais valor à marca e atrair mais clientes, é preciso entender as diferenças entre cada rede e saber como distribuir seu conteúdo.

Quer entender como aproveitar o potencial de cada rede social, saber dicas de como melhorar a produção de conteúdo e conhecer quais os tipos que têm mais destaque atualmente? Então, continue a leitura e confira!

Tipos de conteúdo nas redes sociais

Todas as redes sociais têm em comum a interação entre usuários em si e entre usuários e os produtores de conteúdo. A diferença se dá, principalmente, no tipo de conteúdo suportado pela plataforma da rede.

O YouTube, por exemplo, é essencialmente audiovisual e é cada vez mais usado no mundo, atingindo usuários de todas as idades, mas, em especial, as crianças. Já o Facebook, a segunda rede social mais usada no Brasil, é uma rede mais plural em tipos de conteúdo, porém cada vez menos acessada pelos mais jovens.

O importante é entender o potencial de cada rede social e saber como trabalhar os conteúdos visando o seu público.

Produção de conteúdo para engajamento

Algumas práticas simples podem ajudar muito a gerar engajamento no conteúdo produzido para atrair mais clientes e fortalecer a marca.

É fundamental adaptar a linguagem utilizada de acordo com o público que se deseja atrair. Por isso, é necessário conhecer a fundo os seus clientes. Dessa forma, é possível saber quais tipos de conteúdo eles mais consomem e variar as formas de distribuir esse conteúdo para atingir mais potenciais clientes.

Outra boa prática é incentivar e humanizar as interações. Principalmente na internet, essa é uma forma de prender a atenção dos usuários, que são cada vez mais difíceis de cativar. Atualmente, é necessário criar uma relação mais próxima com os seguidores, fazer com que eles sintam que são especiais e que a sua opinião e participação são importantes.

Conteúdos em ascensão

Entre os variados tipos de conteúdo que são produzidos, existem aqueles que se destacam e são mais consumidos do que outros, possuindo maior potencial de consumo e divulgação.

Vídeos

O primeiro que destacamos são os vídeos. O consumo de vídeos online vem batendo recordes a cada ano, e os brasileiros então entre o público que mais consome e compartilha vídeos. Então, essa é uma boa aposta para o marketing digital.

Produzir vídeos criativos, de qualidade e que interajam com o espectador é ótimo para gerar leads e engajamento. No YouTube, existem formas de promoção dos vídeos para aumentar o alcance, permitindo que sua empresa direcione a exibição dos vídeos para o público desejado.

Listas

Outro tipo de conteúdo que sempre gera muito engajamento nas redes sociais são os artigos de listas. As listas podem ser testes de conhecimento, dicas sobre um determinado assunto, passo a passo para uma atividade de interesse etc. Podem ser muito divertidas, e trabalham com o entretenimento do público, o que é muito positivo para o marketing digital.

Infográficos

Já para os usuários que já demonstram interesse no seu conteúdo, e acessam a página oficial ou blog da empresa, os infográficos são uma ótima forma de fornecer informações relevantes que vão ajudar os clientes e fortalecer a autoridade da marca.

Uma dica importante é ficar atento e aproveitar os temas do momento para associar seu conteúdo à atualidade. Assim, sua empresa demonstra que é moderna e se interessa nos fatos importantes, tanto da sua área de atuação quanto da realidade do tempo em que vivemos. Isso causa boa impressão e pode atrair mais visitantes e seguidores.

O marketing digital cada vez mais faz parte da realidade de consumidores e vendedores e é um tema sobre o qual novidades surgem todos os dias. Para se manter informado sobre o que há de mais relevante para os tipos de conteúdo nas redes sociais e para o marketing digital, siga-nos no Facebook e LinkedIn!

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