PME: terceirizar o marketing digital ou fazer internamente?

Investir em estratégias online para a divulgação da marca tornou-se fundamental para quem quer crescer e se manter relevante no seu nicho de mercado. Mas se você ainda está dando os primeiros passos, veja se é melhor terceirizar o marketing digital ou contratar pessoas para fazer internamente.

Não que exista exatamente um caminho certo a ser seguido: os dois lados têm vantagens e desvantagens, cabendo ao empresário ou gestor do projeto decidir o que é melhor para o negócio naquele momento. Existem variáveis que precisam ser levadas em conta antes de bater o martelo ― e é sobre isso que vamos falar hoje.

Então, se você quer investir em marketing digital, mas está em dúvida se deve contratar uma equipe ou terceirizar o trabalho para uma agência especializada, levantaremos os principais pontos para analisar nos dois tipos de serviço. Continue a leitura e confira!

Orçamento disponível

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao pensar em terceirizar o marketing digital ou fazer internamente é o quanto sua empresa tem disponível para investir em pessoal especializado. Pense que é preciso ter uma equipe focada apenas nessa tarefa para que ela seja realizada com qualidade e seus esforços mostrem resultados.

Ao optar por montar um novo setor na sua empresa, lembre-se de que não basta contratar uma só pessoa. Dentro no marketing digital, existem diversos canais, especialidades e ferramentas, como SEO, e-mail marketing, redes sociais e links patrocinados. Isso faz com que seja impossível que um ou dois colaboradores deem conta do trabalho.

Além disso, conte também com custos trabalhistas, aquisição de equipamento, compra de ferramentas e outros gastos que manter um empregado acarreta.

Contratar uma agência e terceirizar o serviço pode ser financeiramente mais eficiente. Além de não ter que se preocupar com os custos de todo um setor, você tem à disposição uma equipe completa e especializada, acelerando os resultados. Outra vantagem é que se for necessário diminuir os esforços com marketing digital, um simples ajuste no escopo e orçamento é suficiente.

Além disso, considere que contratar uma ou duas pessoas altamente especializadas pode ser tão ou mais caro do que uma agência com um time completo de especialistas, capazes de entregar a demanda com muito mais velocidade por estarem em maior número.

Espaço físico com suporte

Muitas pessoas esquecem de levar o ambiente em consideração, mas dependendo do segmento da sua empresa, muitas vezes pode não haver estrutura para acomodar confortavelmente um novo time. Isso pode acarretar a reorganização de tudo ou até mesmo o aluguel de um novo espaço.

Ao contratar uma agência, essa preocupação deixa de existir, uma vez que você tem a certeza de que os profissionais estão trabalhando num ambiente com todo o suporte para desenvolver suas ideias sem obstáculos desnecessários.

Conhecimento de outros segmentos

Os profissionais que estão à frente das suas estratégias de marketing digital precisam ter algum conhecimento técnico sobre o segmento de atuação da sua empresa. Essas informações são fundamentais para transmitir confiança ao público e reduzir o risco de impactos negativos.

Isso pode justificar a contratação de uma equipe interna, porém também é possível designar uma pessoa que já faz parte da sua equipe para dar diretrizes ou até um treinamento para a agência responsável.

Por outro lado, ao terceirizar o marketing digital, sua empresa contratará um time que, além de conhecer o seu nicho de atuação, também estará familiarizado com outros segmentos e já trabalhou com os mais diversos clientes.

Essas pessoas já têm uma boa ideia do que pode funcionar bem para a sua estratégia, prever o que pode dar errado com base em experiências passadas, além de dar insights poderosos que talvez uma equipe interna não fosse capaz de enxergar.

Tempo de execução e respeito aos prazos

Planejar e executar ações de marketing digital demandam tempo e muita dedicação de uma equipe. Produzir conteúdo, por exemplo, requer pesquisa de temas de interesse, palavras-chave, um calendário de postagens, a produção do texto em si, monitoramento e análise de resultados. Essa rotina também vale para quem produz vídeos, redes sociais e anúncios online.

E para que toda essa engrenagem funcione bem, é fundamental que os prazos sejam cumpridos, o que requer um grupo totalmente voltado para esse fim. Portanto, considere também que, caso monte sua própria equipe, alguém precisará monitorar essas atividades para que nada atrase. Vale a pena ocupar o tempo de um colaborador apenas para garantir que tudo está funcionando bem?

Algumas das seguranças que você tem ao fechar uma parceria com uma agência é de que os prazos serão cumpridos, de que existe um setor totalmente voltado para a execução da sua estratégia e preocupado em mostrar resultados.

Conhecimento sobre marketing digital

Ao decidir executar o marketing digital por conta própria, você também cria a necessidade de gerir um trabalho que não é a especialidade da sua empresa, trazendo para o seu negócio alguns riscos desnecessários ― inclusive de perder dinheiro com estratégias ultrapassadas e pouco eficazes.

Agências digitais não só contam com um time completo de profissionais gabaritados e com experiência. Essas pessoas também têm acesso às mais novas ferramentas e estratégias da área e estão sempre se atualizando para entregar o melhor para o cliente.

Distância da equipe

Apesar dos custos que acarreta, ter um setor interno para cuidar do marketing digital da empresa pode deixar alguns empresários mais tranquilos, afinal é mais fácil manter o controle do que acontece de perto. É verdade que a distância pode dificultar a comunicação, passando a ideia de que o trabalho não está recebendo a devida atenção.

No entanto, são inúmeras as ferramentas que podem facilitar o diálogo, reduzir as distâncias e aumentar o acompanhamento. A dica é não se prender geograficamente e procurar uma agência que se adapte às suas necessidades.

Esses são os pontos principais que você deve considerar antes de decidir terceirizar ou fazer o marketing digital internamente. Se você chegou até aqui, é bem provável que tenha notado as vantagens de fechar uma parceria com uma agência e deixar o importante trabalho de criar autoridade na internet com um time especialista no assunto.

E se você também fez a escolha inteligente de terceirizar o marketing digital da sua empresa, nós da Radic ficaremos felizes em ajudar! Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços!

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