Mobile commerce: o que é e por que você não pode ignorá-lo?

O progresso tecnológico causa transformações profundas na forma como as pessoas se comportam. E isso tem um impacto direto nos negócios em empresas de diversas áreas, especialmente o comércio. O mobile commerce é uma área em pleno crescimento graças a essas mudanças.

Lojas virtuais existem desde o início da popularização da internet. No entanto, o que vemos hoje é um movimento voltado exclusivamente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. As pessoas preferem a comodidade desses aparelhos para realizarem as suas atividades na web, inclusive fazerem compras.

O que é mobile commerce?

Mobile commerce é o termo usado para se referir ao comércio feito a partir de lojas virtuais por dispositivos móveis. Trata-se de um novo paradigma na dinâmica das vendas pela internet, já que exige um preparo da parte dos e-commerces para se adaptar a essa tendência, proporcionando excelentes resultados para quem sai na frente.

Trabalhar com foco em mobile commerce significa priorizar os dispositivos móveis em seu planejamento e desenvolvimento. Se a sua loja não está preparada para esse tipo de tráfego, pode gerar uma experiência negativa no público, bem como perder vendas.

Por que o mobile commerce está crescendo?

Você sabia que 50% das vendas online feitas no Brasil são realizadas pelo celular? Além disso, o smartphone é o principal meio de acesso à internet no país, estando presente em 49% dos lares. O mobile commerce deixou de ser um nicho para se tornar a principal forma com que produtos são comercializados no ambiente online. O computador tradicional passou a ficar em segundo lugar nesse contexto.

O celular oferece acesso rápido e fácil ao produto que se está procurando. Quem ouve falar de determinado item ou sente a necessidade, pode buscar por ele no mesmo momento pelo smartphone.

Trata-se, então, de uma tendência perceptível tanto no Brasil quanto no resto do mundo já que, no passado, era necessário ir até um computador para fazer isso. Certamente muita gente esquecia da intenção de compra nesse intervalo de tempo, ocasionando um volume de perdas imensurável para as lojas virtuais. Felizmente, isso não acontece mais.

Como se destacar no mobile commerce? 

Otimize as suas imagens

Causar um impacto em um potencial consumidor por meio de imagens pode ser decisivo para uma venda. Só que isso não significa exagerar na resolução e deixá-las muito pesadas. Lembre-se que um número considerável do público do mobile commerce está acessando a internet com um plano de dados limitado. Portanto, vale a pena comprimir as suas imagens para ficarem mais leves.

Facilite a comparação de produtos

Para que o seu cliente tenha um processo de compra eficaz, você precisa dar a ele as ferramentas que precisa para tomar uma decisão bem pensada. Se as suas páginas dificultam o acesso a informações sobre os produtos para compará-los usando o celular, dificilmente você conseguirá vendê-los.

Elimine etapas dispensáveis

Não faz sentido colocar barreiras entre o seu público e o produto que desejam comprar, certo? Com o mobile commerce, você precisa fisgar a atenção do consumidor e levá-lo até o fechamento do negócio de forma rápida e fácil, senão ele não completará o processo. Avalie o tamanho de seus formulários e etapas necessárias para finalizar a compra e diminua-os.

O mobile commerce é uma forte tendência de negócios na internet, podendo premiar aquelas empresas que enxergam o valor estratégico dessa ideia e se preparam. Passe a ver os dispositivos móveis como prioridade ao planejar as melhorias da sua loja virtual, já que ele poderá ser responsável por um grande volume de vendas para você.

Conte com a ajuda certa para estruturar a sua loja para aproveitar a tendência do mobile commerce. Entre em contato conosco!

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