Marketing de influência: aprenda como usar ao seu favor

Entre as principais estratégias de captação de público e estabilização de marcas, o marketing de influência é, hoje, uma das que mais são utilizadas e apresentam resultados satisfatórios.

Independentemente do segmento da empresa, ter alguém influente entre o público-alvo à frente de campanhas ou ações pontuais pode ser uma ótima maneira de promover produtos e serviços. Mas, para ter sucesso com essa estratégia, é importante ser preciso na escolha de quem vai representar a marca, usando essa figura a favor do negócio.

Este post traz tudo o que você precisa saber sobre o marketing de influência nos dias atuais e como fazê-lo. Continue a leitura!

Entendendo melhor o marketing de influência

Desde sempre as ações promocionais puderam ser feitas por personalidades. No Brasil, onde o futebol é muito forte, uma série de jogadores já fez campanhas das mais variadas marcas, indo desde a indústria alimentícia até a automotiva. 

Mas e quem não gosta do esporte? Talvez esses não fossem tão atingidos assim. Mesmo com o entendimento da eficiência desse modelo de campanha, muita coisa ainda foi repensada e modificada com o passar do tempo.

O marketing de influência é muito simples: a empresa identifica uma personalidade com forte poder de influência sobre seu público-alvo, usando-a para estrelar campanhas ou fazer propaganda de seus produtos e serviços. Hoje, isso ocorre principalmente em ações mais pontuais e naturais, graças às redes sociais.

As redes sociais no marketing de influência

Um dos grandes momentos de virada do marketing de influência foi a estabilização das redes sociais como plataformas de comunicação entre marca e público. Conforme isso foi entendido, mais oportunidades de ações surgiram.

As empresas puderam entender que os influenciadores desses canais têm grande poder sobre um ativo fundamental atualmente: os seguidores. A audiência desses influenciadores digitais, independentemente de ser grande ou não, é o que eles têm de mais valioso.

A comunicação entre a personalidade e as pessoas que as seguem é parte fundamental do sucesso de uma ação publicitária dentro das redes sociais. Se, de fato, o poder de fazer com que outros indivíduos consumam algo é forte, aí está uma oportunidade de ouro para empresas que se relacionam bem com a realidade do público e do influenciador em questão. 

Usando o marketing de influência a favor de uma empresa

Esse tipo de estratégia é muito eficiente e pode ser usado por qualquer companhia, de diversos segmentos. Entretanto, antes de qualquer coisa, é importante pensar em alinhar objetivos. Um negócio tem uma série de necessidades em relação às suas expectativas e sua estratégia.

Uma empresa já estabilizada no mercado e com uma base de consumidores fiel e ampla, por exemplo, pode necessitar apenas de visibilidade para o lançamento de um produto.

Por outro lado, um novo negócio, que precisa entrar em um nicho específico e ganhar credibilidade, demanda uma espécie de atestado de confiança. E, conectando-se a um influenciador, é possível fazer isso com muita eficiência.

Há diversas possibilidades dentro do marketing de influência, então é preciso identificar cada uma delas e traçar ações pontuais ou campanhas que atinjam o objetivo principal. Para tanto, a comunicação com o público, usando o influenciador como ferramenta, será feita de diferentes maneiras, permitindo que a estratégia da empresa seja seguida corretamente.

Encontrando os melhores influenciadores

A eficiência dessa tática depende diretamente da escolha dos influenciadores. Atualmente, as grandes personalidades públicas, como esportistas, atores e modelos, dividem espaço com pessoas que desenvolveram sua notoriedade dentro do ambiente da internet.

Muitos desses influenciadores digitais têm grande apelo em meio a nichos específicos e tanto poder de influência quanto os famosos da TV (ou até mais), por exemplo. Eles estão, hoje, em duas plataformas de destaque: YouTube e Instagram.

O Instagram é considerado o meio mais importante para divulgação de marketing por 92% dos gestores entrevistados na pesquisa The State of Influencer Marketing 2018. É possível vê-los gerando conteúdo em mais de uma rede social, mas a escolha acerca de onde será feita a divulgação deve ser bastante pontual.

Tão importante quanto adotar tal tipo de estratégia de marketing é escolher os influenciadores. Essa pode não ser uma tarefa tão simples, mas ela exige bastante esforço.

Ela vai definir o sucesso da campanha de divulgação tanto no alcance quanto na aceitação do público em relação à publicidade feita por alguém que tem a capacidade de gerar ou mudar escolhas. E é justamente isso o que uma empresa busca.

A importância do influenciador adequado

Há diversos fatores relevantes que dependem diretamente da escolha não do melhor, mas do influenciador mais adequado à sua estratégia e à marca.

De nada vai adiantar fazer uma campanha com aquela pessoa que tem o maior número de seguidores e um grande alcance se ela não é a cara da marca. Sua audiência certamente não será muito próxima do público-alvo do negócio.

Vários influenciadores digitais não tão famosos cresceram justamente por saberem como se comunicar e por produzirem conteúdos específicos, que atendem a uma audiência bem característica e que se torna fiel.

Uma empresa que vende artigos para bebês, por exemplo, jamais pode se conectar com um influenciador que tenha foco relacionado a games ou a um mundo nerd. Parte de sua audiência até pode ter interesse por esses produtos, porém a comunicação não vai ser a mais adequada.

Lembre-se de que a linguagem não vai soar verdadeira ou natural e, provavelmente, haverá um nível de conversão muito baixo. Ou seja: seria um grande fracasso.

A escolha do influenciador ideal para cada caso, além de ser importante para atingir os melhores resultados, é também fundamental para a imagem da companhia.

Quando um negócio busca comunicar-se com seu público por meio de pessoas das quais ele gosta, essa preocupação de alinhamento de ideias é grande. E, além de conseguir incrementar as vendas, a marca conquista o engajamento dos clientes.

O marketing de influência é obrigatório para a empresa que deseja manter-se relevante tanto na exposição de seus produtos ou serviços quanto na comunicação adequada com o público-alvo.

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