Marketing de conteúdo ou Google Ads: qual é o melhor para uma PME?

O marketing digital tem se consolidado como a principal via para atrair clientes e fortalecer uma marca. No entanto, muitos gestores ainda se sentem inseguros por não disporem de informações suficientes para tomar decisões mais confiantes quanto ao marketing.

Para as pequenas e médias empresas (PMEs), uma das maiores dúvidas que surgem ao lidar com as possibilidades do marketing digital é: marketing de conteúdo ou Google Ads? Qual é o melhor investimento para uma PME?

Mesmo questões objetivas como essa podem ser difíceis de responder. Afinal, cada uma das modalidades tem suas possibilidades, vantagens e desvantagens. Por isso, o melhor a se fazer para escolher a opção ideal é se informar para compreender o que é melhor para o seu negócio.

Então, fique ligado! No post de hoje, vamos abordar o que exatamente seria o marketing de conteúdo e o Google Ads, e como você pode descobrir qual será melhor para o seu negócio. Confira!

Marketing de conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo consistem, basicamente, em ações planejadas com o objetivo de engajar o público que acessa as páginas de um negócio. Por meio da oferta de conteúdo educativo e de qualidade, seja no YouTube, seja em um blog corporativo, seja no Facebook, o marketing de conteúdo busca aproximar-se e criar uma relação mais estreita com potenciais e atuais clientes.

O marketing de conteúdo se baseia em três fundamentos: planejamento, execução e mensuração. Logo, as ações que visam a atrair mais clientes para a sua empresa são planejadas segundo os objetivos e metas traçados. As ações são executadas periodicamente de acordo com o planejado.

Por fim, é necessário que elas sejam monitoradas para que a mensuração de resultados forneça informações para ajustar e aprimorar a estratégia adotada.

Com isso, espera-se fortalecer a marca da empresa, atrair novos clientes, fidelizar os atuais e, com isso, aumentar as vendas e a lucratividade do negócio como um todo.

Google Ads

O Google Ads é outra ferramenta do marketing digital que ganhou espaço entre as principais estratégias para alavancar um negócio. Ele funciona com uma lógica de publicidade, permitindo que se crie anúncios de texto que são exibidos nos primeiros resultados de pesquisas do Google de acordo com as palavras-chave usadas.

Os anúncios são pagos e o valor é calculado por cliques efetivos. O que garante que o seu anúncio será exibido entre os primeiros resultados da pesquisa pelas palavras-chave utilizadas é a qualidade e a relevância.

O Google Ads é uma forma eficaz de aumentar as vendas e o tráfego nas suas páginas. Seu alcance é diferenciado, e a ferramenta de pesquisa é cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Marketing de conteúdo ou Google Ads

Ao questionar qual dos dois deve ser aplicado, não há uma resposta única. Tanto o marketing de conteúdo quanto o Google Ads têm finalidades e vantagens diferentes. Portanto, qual adotar depende de alguns fatores que devem ser considerados, como os objetivos da estratégia de marketing e o orçamento disponível.

Dessa forma, recomendamos duas lógicas para analisar antes de tomar uma decisão. Acompanhe!

Leve em consideração os objetivos do marketing

O primeiro passo para tomar qualquer grande decisão é realizar uma reflexão profunda acerca dos objetivos do marketing do negócio. É preciso se perguntar quais são os problemas enfrentados e o que se espera alcançar com um investimento em marketing.

Assim, de acordo com as necessidades atuais, ficará mais claro em que se deve investir para obter melhores resultados e será mais fácil tomar uma decisão.

Se possível, adote estratégias de forma complementar

Por terem naturezas e objetivos diferentes, investir em marketing de conteúdo não exclui a possibilidade de se investir também em Google Ads. O que deve ser analisado antes de adotar ambas as estratégias é como cada uma delas contribuirá para alcançar os objetivos estipulados.

Para adotar as duas estratégias de forma complementar, basta haver equilíbrio no orçamento para marketing. Contudo, é bom lembrar que, quanto mais alcance, mais relevante sua marca se torna, e mais vendas são realizadas.

Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com o marketing de conteúdo ou Google Ads, deixe aqui seu comentário e ajude-nos a fornecer outras informações importantes!

One thought on “Marketing de conteúdo ou Google Ads: qual é o melhor para uma PME?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *