Marketing de conteúdo: como pequenas empresas podem gerar valor?

A ascensão do marketing digital tem conquistado consumidores e anunciantes. De um lado, encontramos um público engajado e informado; de outro, empresas com resultados sólidos. Além disso, o marketing digital é uma estratégia flexível e pode ser aplicada e adaptada para organizações de todos os portes.

Nesse universo, destaca-se o marketing de conteúdo, uma ferramenta capaz de atrair clientes por meio de conteúdos relevantes, que gerem autoridade e conversem com o público esperado. Quer saber mais sobre essa estratégia e entender como gerar valor ao aplicá-la em sua pequena empresa? Continue a leitura!

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia em que sua empresa oferece conteúdos relevantes ao público no intuito de se tornar referência em determinado assunto. Ao enxergar sua marca como autoridade, seus potenciais clientes poderão, em algum momento, buscar seus produtos e serviços para suprir suas necessidades.

Gradativamente, sua marca conquistará o respeito do mercado e a confiança do seu cliente, já que você guiou sua trajetória até ele identificar sua real necessidade de consumo.

Quais são seus objetivos?

Ainda que o principal objetivo da estratégia de marketing digital seja captar potenciais clientes, educá-los e convertê-los em consumidores, a tática de marketing de conteúdo desmembra alguns propósitos específicos, como:

  • aumentar o reconhecimento da marca no ambiente on-line;
  • tornar-se referência no assunto;
  • otimizar e qualificar potenciais clientes;
  • construir uma base de seguidores educada com seu negócio;
  • reduzir o custo dos investimentos em marketing tradicional;
  • diminuir o custo de aquisição por consumidor;
  • melhorar a experiência de compra;
  • conquistar a fidelidade do público.

Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?

Toda estratégia de marketing de conteúdo tem, como base, um bom planejamento. Essa etapa permite uma compreensão mais ampla sobre o que o potencial cliente está buscando e como sua empresa pode se apropriar disso para criar suas estratégias.

Assim, parte-se para a criação de conteúdo que, como primeira vantagem, tem a capacidade de estabelecer um relacionamento direto com o público ao oferecer materiais capazes de suprir uma determinada dificuldade.

À medida que o relacionamento com o público é construído, é possível identificar os formatos de conteúdo que são mais adequados para a oferta e ao interlocutor. O marketing de conteúdo é flexível e pode ser disponibilizado em diversos formatos, como vídeo, foto, texto, infográfico, e-book, newsletter etc.

Uma vez que o conteúdo é disponibilizado na web, a estratégia não demanda grande investimento em mídia (como TV, rádio etc.), e permite o desenvolvimento de um planejamento com menor custo de investimento.

Mesmo sendo uma estratégia de longo prazo, suas etapas são facilmente mensuráveis, possibilitando a identificação do sucesso de cada conteúdo disponibilizado. Além disso, pode-se avaliar os resultados a partir do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e do Retorno sobre Investimento (ROI).

Qual a importância da geração de conteúdos?

Ao criar conteúdos ricos e disponibilizá-los ao público, você atrairá um volume maior de tráfego ao seu site. Os conteúdos relevantes são capazes de elevar a autoridade das suas páginas nos mecanismos de pesquisa, o que desenvolverá sua presença digital.

Dessa forma, você conversará com prospectos em diferentes etapas da jornada de compra. Aqueles que estiverem nas etapas iniciais serão desenvolvidos por meio da oferta de mais conteúdos ricos, até que haja consciência da dor e esteja pronto para tomar a decisão de compra.

Como traçar uma relação de confiança com a marca?

Constantemente, o consumidor se interessa e exige informações qualificadas a respeito do serviço ou produto que é oferecido e tem maior conhecimento sobre o que envolve o universo da oferta.

Assim, ao investir tempo e esforço na oferta de conteúdos relevantes e que eduquem o consumidor, sua marca construirá um diferencial competitivo diante da concorrência. Consequentemente, estabelecerá uma relação de confiança com o público que, em algum momento, poderá se converter em vendas.

Agora que você conheceu mais sobre o marketing de conteúdo e como atender às necessidades dos seus potenciais clientes, que tal dividir o conhecimento com quem interessa? Compartilhe este post em suas redes sociais!

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