Inteligência de mercado: o que é, por que é importante e mais!

Entender o seu segmento e seu público-alvo em busca de sair na frente é uma demanda importante das empresas. Independentemente do tamanho do negócio, o principal recurso que ajuda nesse processo é a inteligência de mercado.

Com possibilidades cada vez mais acessíveis, utilizar esse recurso se tornou uma prática obrigatória. As empresas estão buscando desenvolvimento por meio de estratégias eficientes e que proporcionem bons resultados.

Compreender mais sobre o assunto é fundamental para implementar essa prática dentro de qualquer negócio. Confira mais neste post!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado consiste na análise ampla do segmento em que a empresa está inserida, considerando tudo que o envolve o público-alvo. Questões como hábitos, preferências, perfis de compra e uma série de outros detalhes importantes são levantados e estudados com precisão.

Essa análise considera questões relacionadas ao volume de consumo, consequentemente passando pelos valores gastos e configurando uma análise com viés mais quantitativo, o que é muito importante para a empresa.

Paralelo a isso, há o estudo de dados qualitativos, ou seja, aqueles que ajudam a identificar preferências e hábitos de compra, incentivando a companhia a produzir e oferecer o que atende as necessidades desse público-alvo.

Na prática, a inteligência de mercado é feita por meio de análises de dados coletados, o que permite entender melhor o que eles significam e como podem gerar boas oportunidades para a empresa. Com o avanço das tecnologias e a aplicação dessas ferramentas nos planejamentos estratégicos, ter esse tipo de prática se tornou algo bem mais acessível.

Hoje, não são só os grandes players do mercado que trabalham sob essas informações, mas sim qualquer empresa que entenda a importância estratégica dessa prática. As diferentes ferramentas que a tecnologia atual oferece, especialmente na internet, permitem captar informações originadas de interações do consumidor com publicidade, conteúdos e ambientes de compras online.

Diante de todos esses dados, o maior trabalho encontra-se na etapa de análise, que vai permitir o entendimento do comportamento do consumidor em todas essas situações.

Qual o seu objetivo?

O objetivo da inteligência é muito claro: traçar uma estratégia eficiente e que permita que a empresa se desenvolva de forma precisa e eficiente, mantendo-se relevante no mercado e entregando ao consumidor produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

A necessidade de crescer de forma ampla e manter uma consistência nesse movimento de subida é uma das grandes demandas de qualquer empresa. A partir do momento em que há a frequente captação de dados importantes e uma leitura inteligente deles, a tendência natural é que cada vez mais se possa trabalhar com um entendimento claro.

Esse trabalho também tem como grande objetivo a captação de insights por meio dos dados analisados. Entendendo as preferências do público-alvo, as empresas conseguem observar boas oportunidades de satisfazer os desejos e anseios dos consumidores que estão inclusos em seu segmento. Essas ofertas podem ser de serviços e produtos precisos, e muitas vezes os fatores que fazem a diferença são pequenos detalhes.

O objetivo final da prática da inteligência de mercado é simplesmente manter o negócio relevante aos seus consumidores, captando sempre mais público e fidelizando aqueles que já conhecem a empresa e o que é vendido.

Qual a ligação entre inteligência de mercado e inteligência competitiva?

Tão importante quanto saber o que seu público-alvo precisa é saber o que suas concorrentes têm feito para se manterem relevantes nessa disputa dentro do segmento. Inteligência de mercado e competitiva são muito próximas, já que ambas visam ao desenvolvimento do negócio. Entretanto, cada uma delas foca sua análise em determinados fatores imprescindíveis para esse sucesso.

A inteligência competitiva é direcionada ao mercado do segmento, estudando como as outras empresas desse nicho atuam. A diferença aqui, além do foco, é que esse estudo é feito de forma diferente, com menos senso de urgência. A análise a longo prazo possibilita ter um acompanhamento constante acerca das mudanças do contexto e como cada player do mercado se comporta em relação aos fatos.

É possível identificar essa ligação entre inteligências de mercado e competitiva. Quando se observa o trabalho das concorrentes, automaticamente será possível entender o que elas oferecem de interessante aos clientes. Já ao observar o público, será possível entender o que ele busca nas empresas.

Esse cruzamento de informações acaba por aproximar as duas análises, fazendo com que ambas sejam imprescindíveis separadamente. Entretanto, ao analisar o mercado (público) é possível entender sobre os concorrentes, e ao estudar os movimentos do segmento, é possível compreender o que o público-alvo quer.

Como a inteligência de mercado pode otimizar as vendas?

A proposta final de qualquer empresa é vender. Quanto mais, melhor, e por isso há diversas etapas fundamentais para seu funcionamento, assim como há as estratégias para fazer que essas vendas cresçam constantemente e que isso proporcione um desenvolvimento geral do negócio.

A inteligência de mercado é capaz de influenciar diretamente no número de vendas que uma empresa obtém. Essa otimização vem por meio de um entendimento completo.

Se você sabe o que seu cliente quer de uma empresa do seu segmento, naturalmente será mais fácil trabalhar de forma adaptada, oferecendo exatamente o que ele deseja, não é mesmo? A inteligência de mercado trabalha otimizando esse entendimento, estudando os dados gerados pelo consumidor e trabalhando voltada para dar a ele o que ele quer.

Com isso, a tendência natural é que o negócio potencialize seus resultados exponencialmente, obtendo cada vez mais números positivos e que deixem a empresa no caminho de ainda mais vendas.

A inteligência de mercado deve ser um trabalho constante, capaz de captar informações que acompanhem as mudanças de comportamento, que muitas vezes acontecem por fatores externos. Assim, as vendas sempre estarão na iminência do aumento, graças à compreensão exata do que o cliente quer.

Trabalhar com a análise de dados é uma das principais possibilidades atualmente, seja para as grandes, seja para as pequenas e médias empresas. A inteligência de mercado e competitiva oferecem informações muito valiosas e que podem colocar as empresas em patamares mais altos de relevância e de vendas.

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