Facebook Ads: entenda a mudança de algoritmo e seus impactos!

Facebook Ads: entenda a mudança de algoritmo e seus impactos!

Por Equipe – Roberto Alonso

Quem trabalha com o ambiente digital precisa estar sempre de olho nas novidades que surgem todos os dias nessa área. Recentemente, foram divulgadas informações relacionadas a uma mudança no algoritmo do Facebook. A partir de agora, a rede social daria mais destaque a postagens de amigos, familiares e grupos. O que fazer com os posts da sua marca e o Facebook Ads?

Antes de mais nada, é importante se acalmar e não entrar em pânico. As mudanças no algoritmo do Facebook podem causar desespero a princípio porque causam impacto direto na capacidade de alcance dos seus posts, mas sempre há formas de contornar esses problemas. Além disso, compreender o funcionamento desse sistema é essencial para ter sucesso nessa área.

Utilizar os canais certos para atingir os seus objetivos no meio digital é algo decisivo para obter bons resultados. Cada vez mais fica claro que a solução ideal para as marcas conquistarem visibilidade nessa plataforma é o investimento em mídia, por meio da plataforma Facebook Ads.

O que é o algoritmo do Facebook?

Quando você, um usuário, abre o seu Facebook e rola pelo feed de notícias, elas não estão aparecendo por acaso. Cada uma dessas postagens surgiu nessa lista graças à ação do algoritmo do Facebook.

Trata-se de um sistema robusto que se encarrega de compreender o seu perfil por meio dos seus hábitos na rede social e entregar a você aquelas publicações que têm mais chances de agradar.

Dessa forma, quem trabalha publicando conteúdo no Facebook precisa estar bastante familiarizado com o funcionamento do algoritmo. Afinal, ele é decisivo para a visibilidade dos seus posts e, consequentemente, da sua marca. Você tem que conhecer bem como ele funciona e adaptar a sua abordagem para as particularidades dele.

Qual a mudança de algoritmo do Facebook?

Em 2018, Mark Zuckerberg anunciou que o algoritmo do Facebook passaria por uma mudança relativamente radical: ele começaria a dar prioridade a posts de amigos, familiares e grupos nos feeds de notícias, o que significa que as páginas perderiam espaço e visibilidade. Dessa forma, quem depende desse recurso para divulgar o próprio negócio perde chances de obter alcance orgânico.

Como a rede social também precisa se sustentar, ela dá sinais cada vez mais fortes de que a forma mais eficaz para as marcas se comunicarem com seus públicos no Facebook é por meio de sua plataforma de anúncios. Ou seja: investir em Facebook Ads se mostra a opção que restou para garantir visibilidade do seu conteúdo.

Como contornar a mudança de algoritmo com o Facebook Ads?

Investir em Facebook Ads está se mostrando cada vez mais a melhor opção para contornar as mudanças feitas no algoritmo do Facebook. É um jeito de segmentar o seu conteúdo para a melhor fatia de público e aumentar a sua taxa de sucesso. Será possível obter retornos que ultrapassam todo o potencial dos métodos tradicionais.

No entanto, não basta apenas ativar uma campanha de Facebook Ads e esperar os resultados chegarem. Você precisa garantir que o seu conteúdo tenha qualidade e ofereça algo de valor ao público-alvo a ser atingido. Outra forma de ter sucesso, tanto com posts orgânicos como pagos, é concentrar seus esforços em obter engajamento, para que cada vez mais gente seja alcançada pelos seus posts.

É muito importante estar por dentro do funcionamento das ferramentas utilizadas em sua estratégia de marketing. O Facebook (e a sua plataforma de anúncio, o Facebook Ads) tem o papel decisivo de ajudar a sua marca a se conectar com a audiência dela. Então, é bastante valioso tê-lo como aliado. Mesmo com as mudanças no algoritmo, é possível contornar a situação e se manter com uma atuação produtiva.

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