Entenda a relação entre sites responsivos e experiência do usuário

Atualmente, a influência do uso dos smartphones já atinge as mais diversas esferas da interação social. Isso, com certeza, inclui as formas de divulgar, comprar e vender produtos. Portanto, ter um site responsivo é primordial para motivar os visitantes e potenciais clientes a interagir com suas páginas, e lá ter uma experiência positiva com a exposição da marca.

A responsividade nas páginas corporativas pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente. Se um internauta, ao acessar um site, encontra uma página lenta ou confusa, provavelmente não voltará a interagir com a marca nem vai recomendá-la para outras pessoas.

Quer saber mais sobre como a responsividade pode impactar positivamente no seu negócio e na interação com potenciais clientes? Continue lendo e esclareça suas dúvidas!

Responsividade e navegação em dispositivos móveis

Responsividade em sites é uma forma de desenvolvimento de páginas que permite a adaptação da resolução e do formato para qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela.

Imagine que, atualmente, temos smartphones, tablets, computadores e televisões dos mais diversos tamanhos acessando sites. Por isso, a responsividade é uma solução racional para páginas que são acessadas por dispositivos com resoluções muito diferentes.

Reflita também sobre o imediatismo das relações e do consumo na sociedade atual. Prender a atenção das pessoas é cada vez mais difícil. Se a sua página não é facilmente compreendida, visualmente desinteressante ou tem problemas de velocidade, dificilmente os usuários ficarão mais do que alguns segundos tentando compreendê-la.

Um dos pontos fundamentais do marketing digital é conhecer profundamente os clientes e criar laços com ligações mais profundas. Dessa forma, é possível superar o imediatismo das relações online. 

Para que isso seja possível, a experiência do usuário deve ser uma das preocupações centrais das estratégias de marketing. Afinal, somente assim é possível que o usuário se sinta contemplado e bem atendido pela empresa.

Responsividade e experiência do usuário

Ter um site responsivo permite ao visitante uma experiência agradável, independentemente do dispositivo pelo qual ele acessa a página. Além disso, deixa a navegação mais rápida sem prejudicar a visualização das informações mais relevantes.

Investir em um site responsivo significa melhorar a divulgação e distribuição da imagem da marca, maior probabilidade de conversão de leads e, consequentemente, aumento das vendas online.

O investimento em responsividade pode não ser barato. Contudo, as vantagens proporcionadas podem pagar o investimento e trazer mais lucros para a empresa se ela estiver preparada para a mudança. No entanto, nem toda empresa está pronta para o investimento.

Uma alternativa barata — porém não tão definitiva para adaptar seu site para uma melhor experiência do usuário —, é criar uma versão mobile para sua página.

Basicamente, a versão mobile é uma versão alternativa da página oficial que se adapta a dispositivos móveis. Mas, diferente dos sites responsivos, as versões mobile são limitadas e não são capazes de adaptar todas as funções de um site criado para desktop aos dispositivos móveis.

Características de um site responsivo

Um site responsivo tem algumas outras características que apresentam vantagens para a experiência do usuário e para o negócio por trás da página. Vamos agora falar um pouco das principais características.

Melhor ranqueamento nas plataformas de pesquisa

Plataformas de pesquisa online, como o Google ou o Yahoo, levam em consideração a responsividade na hora de classificar o posicionamento de sites.

Além disso, sites responsivos trabalham com as técnicas de SEO que são outro fator determinante para o ranqueamento. Dessa forma, investir na responsividade do seu site fará com que ele tenha um maior alcance e visibilidade.

Facilidade no gerenciamento das páginas

Uma vez que você adote a responsividade o gerenciamento do conteúdo e comunicação em todas as suas páginas, será muito mais fácil. Por exemplo, ao atualizar uma informação ou fazer o upload de algum novo conteúdo todas as páginas vão se atualizar automaticamente.

Assim, todas as informações são sincronizadas e dificilmente alguma informação será perdida ou permanecerá desatualizada.

Maiores taxas de conversão

Sites responsivos têm taxas de conversão consideravelmente maiores do que de sites não responsivos. O usuário ao clicar em um link na sua rede social espera que a página se adapte para o dispositivo utilizado. 

Logo, se na interação do cliente com a sua página ele tem uma experiência positiva as chances de conversão aumentam muito.

Maior presença nas redes sociais

O uso de redes sociais num futuro próximo se dará quase exclusivamente pelos dispositivos móveis. Isso faz com que as páginas e sites responsivos sejam os mais compartilhados nas redes sociais.

Esse fato se deve à capacidade de adaptação dos sites aos dispositivos favorecendo a experiência do usuário.

Design mais atraente e objetivo

Uma das principais características dos sites responsivos é a facilidade para navegar, tanto em termos de velocidade quanto de objetividade. Para prender os visitantes e fazê-los passar mais tempo na sua página, a responsividade garante que as informações mais relevantes e procuradas sejam facilmente encontradas.

O design também é sempre trabalhado com formas e cores esteticamente agradáveis, que trabalhem junto com a identidade visual da marca. Isso ajuda a criar uma identificação imediata das informações pelos visitantes e causa uma boa impressão para a marca.

Maior coordenação com o marketing

A necessidade de trabalhar com as estratégias de marketing digital é uma realidade para grande parte das empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Para essas empresas, trabalhar com sites responsivos é fundamental para a coordenação das estratégias.

A responsividade ajuda no fluxo de nutrição das páginas, na escaneabilidade, na geração e conversão de leads e no gerenciamento de vendas. Consequentemente, a responsividade desempenha um papel importante para a criação de uma estratégia eficiente que traga resultados significativos para o crescimento da empresa.

Implementar estratégias de marketing digital envolve muitos outros passos além da gestão de um site responsivo. Um dos aspectos fundamentais para se certificar do sucesso das estratégias é saber quais são as métricas mais adequadas para monitorar o seu negócio. Para saber mais sobre quais são as métricas mais relevantes para pequenas e médias empresas, confira o nosso artigo e entenda como monitorar o seu negócio.

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