Entenda a importância das mídias pagas para pequenas e médias empresas

A relevância de uma marca no mundo digital envolve diversos fatores, sendo o alcance um dos principais. Ele define quantas pessoas foram impactadas pela sua mensagem, ou seja, quantos possíveis clientes viram o seu site. Nesse conceito, entender a importância das mídias pagas é essencial.

No ambiente competitivo do mundo digital, apostar em métodos eficientes para conquistar e fidelizar o seu público-alvo é uma obrigação para qualquer empresa que queira se manter firme no mercado.

Pensando nisso, preparamos este artigo explicando um pouco melhor o conceito de mídia paga, seus benefícios e principais canais para investir. Confira!

Conceito

Como seu nome sugere, mídia paga é um conjunto de estratégias de exposição da marca que são criadas e executadas em troca de um pagamento. Na mídia tradicional, esse tipo de divulgação é muito caro, pois envolve prioritariamente meios de comunicação em massa, como a televisão, rádio, revistas mais vendidas, etc.

Porém, com o surgimento da internet agora até mesmo pequenos negócios e profissionais liberais podem investir nesse tipo de publicidade.

Na internet, o meio mais comum de cobrança da mídia paga é o PPC (Pay-Per-Click ou Pague por Clique). O PPC é exatamente o que seu nome diz, você paga um valor ao canal em que anunciou seu site a cada clique que é gerado. Ou seja, você só paga quando efetivamente o usuário entra em seu site.

Benefícios

Alcance

Com a mídia paga, mesmo com uma verba reduzida é possível alcançar um número muito grande de pessoas, fazendo com que elas conheçam a sua marca ou produto e, eventualmente, possam se tornar clientes. Resumidamente: quanto mais gente vê a sua mensagem, maior a probabilidade de fechar negócios.

Autoridade

Aumentando o alcance, vem a autoridade. Quando um usuário vê repetidas vezes determinada marca lhe oferecendo um produto, ele tende a se lembrar dela sempre que recorda daquele produto. Conseguindo ser essa marca na mente de seu cliente, as suas chances de conversão aumentam.

Investimento flexível com resultados

Diferentemente dos canais tradicionais, os investimentos em mídias pagas na internet costumam ser flexíveis, começando até mesmo com poucos reais. A grande vantagem é que, mesmo assim, é possível ver seu anúncio no ar em poucas horas, gerando resultados.

Principais canais

Google AdWords

O Google é o principal buscador da internet, e o AdWords é seu sistema de anúncios pagos. No AdWords, os anúncios são pagos no formato PPC e ficam dispostos acima e abaixo dos resultados orgânicos da pesquisa, que são gerados automaticamente.

No Google AdWords o anunciante escolherá um conjunto de palavras-chave que remetem ao seu negócio, e aparecerá justamente nas buscas relacionada aos termos escolhidos. Assim, existe uma grande chance de seu anúncio ser exibido para os usuários que procuram seu produto ou serviço.

Facebook Ads

Semelhante ao Google AdWords em plataforma e método de pagamento (PPC), o FaceAds é um dos canais mais usados e tem uma ótima taxa de retorno. Os anúncios são exibidos na rede social, dentro da timeline dos usuários ou nas barras laterais.

No Facebook Ads, o anunciante seleciona o público que verá seus anúncios por meio de segmentações e preferências, que são definidos no momento da criação do anúncio, e tem como objetivo exibir seus anúncios apenas para potenciais clientes.

Native Ads

Diferentemente dos anteriores, o Native Ads ainda não é tão usado no Brasil. Consiste em anúncios que levam os usuários para páginas informativas, em que eles terão mais informações sobre seu produto ou serviço de interesse para, posteriormente, serem direcionados para a compra ou contratação.

Esse tipo de anúncio pode ser segmentado ou definido por palavras-chave, o que é variável de acordo com o canal em que se escolhe fazer esse tipo de ação de marketing digital.

De forma resumida, os anúncios em mídias pagas são ótimas alternativas para se aumentar o ROI de uma empresa, principalmente no curto prazo. No entanto, devem ser executados com cautela, de preferência por profissionais capacitados, para evitar a perda de dinheiro no processo.

Gostou deste post sobre a importância das mídias pagas? Ficou com alguma dúvida? Não hesite em comentar aqui no post, teremos o maior prazer em auxiliá-lo da melhor maneira possível para aumentar os resultados de seu negócio digital!

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