Design do site: entenda como ele influencia na taxa de conversão

Imagine que você está em frente a uma prateleira, prestes a escolher uma boneca para presentear. De um lado, uma boneca simples, com uma embalagem igualmente limpa, poucas cores e sem muitos atrativos. A outra marca mostra uma boneca mais bonita, mais colorida, que chama a sua atenção. As duas bonecas têm o mesmo preço. Qual delas você escolheria? Assim funciona, também, com o design do site.

Certamente você escolheria a segunda opção, pois além de ter os mesmos itens essenciais que a primeira, ela é mais atrativa. Agora, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o design do site? Os produtos não se relacionam, mas, aqui, temos um exemplo concreto de como o design é importante para gerar bons resultados.

Basta fazer um comparativo entre uma página com poucas cores e imagens e um texto de baixa qualidade com um totalmente colorido, responsivo, com imagens e com conteúdos que instiguem o leitor. A diferença é perceptível. Por isso, vamos apresentar algumas práticas de design do site para aumentar a taxa de conversão.

Uso de cores

Pesquisas reforçam que as cores fazem uma grande diferença no design do site. Elas definem como vemos as coisas e uma página com as cores certas pode atrair muito mais visitantes. Conforme pesquisa, entre 62% e 90% do julgamento dos internautas é baseado somente nas cores.

Além disso, conforme a Kissmetrics, a cor aumenta o reconhecimento da marca em até 80%. Ainda: 85% dos clientes consideram a cor o fator primordial na hora de escolher um site.

Texto e tipografia no design do site

Escrever de uma forma que agrade ao seu público-alvo é fundamental. O design do seu site depende de textos coerentes, gramaticalmente corretos e separados em blocos para um visual atrativo.

Ao escrever, pense na pessoa que vai acessar o seu site. Termos sofisticados não garantem acessibilidade. Seja assertivo. Evite fontes pequenas e experimente a personalização delas.

Imagens ajudam no design do site

Uma imagem é capaz de gerar confiança quando colocada junto a um texto longo. No geral, reagimos melhor a imagens do que a textos. Em nosso cérebro, 75% dos neurônios respondem a informações visuais.

Mas cuidado: a imagem que você escolher deve estar ligada ao texto. De nada adianta apenas preencher espaço. É preciso pensar texto e imagem em conjunto. A resolução também é importante. Não apresente ao seu cliente imagens de baixa qualidade.

Site responsivo

Um site responsivo é aquele que está pronto para receber o tráfego não somente por computador, mas também por smartphones e tablets. Você sabia que mais de 50% das buscas no Google são realizadas por meio de celulares? Então, invista no design de um site que se adapte às plataformas móveis.

Não faltam motivos para melhorar o design do seu site. Uma equipe de profissionais pode ajudar você quando necessário. Porém, preste atenção aos detalhes para gerar uma grande mudança.

Reformular o seu site pode levar algum tempo, mas é algo que deve ser feito para fidelizar os clientes atuais e atrair uma maior demanda. Mudando o design do site, você aumentará a visitação, incrementará vendas e contatos, o visitante permanecerá mais tempo na sua página e a taxa de rejeição cairá drasticamente.

Gostou do nosso texto? Confira este outro post sobre dicas infalíveis para criar um site empresarial. Até a próxima!

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