Descubra como as PMEs podem se beneficiar do vendarketing

Entre os principais setores de qualquer empresa você sempre encontrará o de vendas e o setor de marketing. Ambos têm uma importância central para o sucesso de um negócio, porém, muitas empresas que buscam resultados melhores em vendas e lucratividade ainda não exploram as possibilidades do vendarketing.

Isso é perfeitamente compreensível, uma vez que o alinhamento dos dois setores é algo relativamente novo para a gestão empresarial. No entanto, se você deseja maximizar os resultados dos dois setores, essa é uma tendência que você deve acompanhar.

Por isso, para entender o que é o vendarketing e como é possível pequenas e médias empresas se beneficiarem dessa estratégia preparamos este post. Continue lendo e saiba como alinhar os setores de marketing e vendas vai ajudar o seu negócio!

O que é vendarketing?

Como abordado, os setores de marketing e vendas estão entre os principais de qualquer negócio, e o vendarketing é um conceito relativamente novo. Ele nada mais é do que o alinhamento desses dois setores para que o trabalho, os resultados e as informações de um sejam aproveitados pelo outro.

Para entender a lógica do vendarketing é preciso dar um passo para trás e analisar as mudanças provocadas pela influência da internet nos comportamentos de compra e venda.

Como sabemos, antes da internet, a comparação entre produtos e preços de diferentes fornecedores pelo consumidor era muito mais difícil. Cabia ao setor de marketing introduzir e apresentar os produtos. Hoje, essa etapa do processo de venda é feita da forma autônoma pelos consumidores que pesquisam e comparam muito antes de realizar um primeiro contato com os vendedores.

Logo, hoje o marketing tem outras preocupações, mais concentradas em atrair o cliente e fazer com que ele se envolva com a marca ao mesmo tempo em que informações são coletadas. Essas informações são utilizadas para otimizar os processos do marketing e auxiliar o setor de vendas a vender mais e fidelizar os clientes.

Ou seja, o que o vendarketing propõe é o alinhamento e a cooperação consciente entre os dois setores para aumentar a qualidade e eficiência dos processos de marketing e vendas. Com a retroalimentação de informações que são valiosas, espera-se o aprimoramento das estratégias de cada um dos setores.

Como funciona?

Dispondo de informações qualificadas, fornecidas pelo setor de vendas, como perfil de clientes que compram mais, conteúdos que consomem mais, localização, etc, o setor de marketing poderá modificar estratégias em andamento e criar novas estratégias mais assertivas.

Assim, com estratégias de marketing cada vez mais refinadas, a tendência é que os leads encaminhados para o setor de vendas tenham uma maior probabilidade de conversão. E com as informações sobre as conversões realizadas o setor de vendas ajuda na otimização das estratégias do marketing.

Dessa forma, cria-se um círculo virtuoso no processo de vendas da empresa e uma nova cultura de comunicação, onde os setores de vendas e marketing, que em muitos casos têm atritos e divergências, passam a contribuir e auxiliar um ao outro.

Como aplicar em PMEs?

Para aplicar o vendarketing em pequenas empresas a lógica é a mesma da aplicação em qualquer negócio. É necessário o alinhamento na comunicação, conceitos, fundamentos, processos, objetivos e metas dos dois setores.

Uma vez alinhados, naturalmente o trabalho de um setor vai aprimorar o outro, criando o círculo virtuoso que se deseja para a empresa.

Para isso, é interessante que se realizem reuniões entre os times dos dois setores para que criem um entendimento prévio e uma base comum do que deve ser praticado em termos de cooperação.

O vendarketing traz alguns benefícios imediatos para as empresas que o utilizam. Entre os principais benefícios destacamos:

  • linguagem compartilhada;
  • metas alinhadas;
  • ROI mais claro;
  • maior conversão e fidelização de clientes;
  • integração de softwares;

O vendarketing é uma tendência entre as estratégias para aprimorar o marketing e as vendas. Contudo, muitas outras estratégias são essenciais para que o seu negócio tenha cada vez mais sucesso. Por isso, confira nosso artigo sobre a importância da comunicação integrada para pequenas empresas!

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