Como o tempo de permanência na página afeta o SEO?

O seu site tem o potencial para se tornar o seu principal direcionador de negócios, mas, para isso, ele precisa impactar positivamente o seu público-alvo. Nesse caso, uma ótima métrica para analisar é o tempo de permanência na página.

Trata-se de um critério bem importante não só para o seu sucesso nos negócios como também para SEO. Afinal, o Google busca sempre entregar resultados cada vez melhores ao público e o tempo que as pessoas passam em um resultado serve como atestado da eficiência dele. Portanto, deve estar entre os seus objetivos garantir que sua audiência passe o máximo de tempo possível em suas páginas.

No entanto, não se trata de um trabalho simples. Por isso, aproveite a oportunidade para elaborar um planejamento robusto voltado ao aumento da qualidade do seu conteúdo para agradar a uma fatia cada vez maior.

Mas e então? Será que os seus visitantes estão passando muito ou pouco tempo conferindo seu conteúdo? Veja a seguir algumas dicas para aumentar o tempo de permanência na página do seu visitante:

Conheça as necessidades do seu público

O tempo de permanência na página é um reflexo da capacidade do seu conteúdo de satisfazer as necessidades dos visitantes. Se o indicador está baixo, é porque o seu conteúdo não está agregando valor.

Portanto, a saída para o problema consiste em pesquisar a fundo o perfil da sua audiência. Procure entender as motivações dessas pessoas e que tipo de informação procuram na internet. Não se baseie em suposições, apenas em dados concretos.

Crie conteúdo de qualidade

A partir das informações coletadas sobre o seu público, chega a hora de começar a produzir conteúdo de qualidade para ele. O que isso significa? O objetivo deve ser o de resolver a vida de quem está lendo seu material.

Dessa maneira será possível fazer com que ele passe mais tempo no seu site, já que sempre terá algo de seu interesse para conferir. Lembre-se também de manter um bom ritmo de publicações inéditas em seu site.

Insira vídeos em suas páginas

Quer aumentar o tempo de permanência na página? Basta gravar vídeos e inseri-los nas suas páginas. Trata-se de um formato bastante versátil, que pode se adaptar a diversas áreas de atuação e objetivos distintos.

Você pode criar tutoriais, guias, infográficos animados, entrevistas, depoimentos, entre outros. Escolha aquilo que se encaixa melhor à proposta do seu conteúdo e conte com uma duração que consiga proporcionar um bom ganho de permanência ao visitante.

Use corretamente as palavras-chave

Um dos pilares das técnicas de SEO envolve definir palavras-chave estratégicas e usá-las no conteúdo. Quem busca por esses termos pode chegar até o seu site e encontrar o que está procurando. Se isso acontece, naturalmente o tempo de permanência na página acaba aumentando.

No entanto, se o material não tem relação com aquele assunto, será difícil obter bons resultados. Portanto, certifique-se de optar pela palavra-chave correta e usá-la apropriadamente.

Expanda o seu conteúdo

Não basta apenas criar diversos tipos diferentes de conteúdo em seu site e esperar que o tempo de permanência na página aumente. Você também precisa cuidar do material que já está disponível por lá e expandi-lo. Procure por possíveis oportunidades para explicar melhor as ideias e detalhar mais os assuntos. Dessa forma, quem chega até o seu site tem mais informações para consumir e, assim, acaba ficando mais tempo nele.

Agora você já conta com um plano completo para focar os seus esforços no tempo de permanência na página em seu site. Trata-se de algo bastante necessário para garantir que o seu conteúdo permaneça relevante para o público-alvo e consiga trazer resultados cada vez melhores à sua empresa.

Quer saber mais sobre como otimizar seu conteúdo para o Google? Veja no blog quais são os outros fatores de ranqueamento que você precisa conhecer.

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