Como escolher uma agência de marketing digital focada em resultados

O marketing digital se estabeleceu como a forma mais estratégica de atrair e fidelizar clientes, tornando-se central para o crescimento das empresas. Devido a sua importância, muitos negócios optam por terceirizar esse serviço. Porém, para garantir o sucesso de uma parceria com uma agência de marketing digital é preciso ter cuidado com alguns critérios na hora de escolher.

Nem todas as agências têm a expertise necessária para cuidar do marketing de qualquer negócio. E como a oferta de agências no mercado é muito grande, é fácil se confundir ao avaliar qual será a mais adequada para sua empresa.

Por isso, hoje, vamos falar da importância de se escolher uma agência com foco em resultados e daremos algumas dicas que vão ajudar você a fazer a opção certa. Continue lendo e saiba o que levar em consideração antes de fechar um contrato.

Invista em uma agência de marketing digital focada em resultados

Como falamos, o marketing digital já se estabeleceu na maioria das empresas como a forma central de atrair e fidelizar clientes, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio.

Algumas empresas decidem deixar as estratégias sob a responsabilidade de uma equipe interna. Contudo, em muitos casos, a falta de treinamento e especialização dessas equipes acaba resultando em estratégias pouco assertivas que não se traduzem em resultados práticos.

Contratar uma agência com foco em resultados, geralmente, é a maneira encontrada de se realizar uma transformação na cultura digital da empresa para que o marketing seja mais e eficiente e gere resultados.

Isso diminui a carga de trabalho da equipe interna e ganha tempo para os profissionais trabalharem em outras questões importantes.

Com uma escolha acertada, pode se esperar que os resultados positivos apareçam naturalmente, Afinal, uma agência de marketing digital especializada conta com um time de profissionais com as habilidades necessárias para trabalhar com metas e prazos. Além disso, esses profissionais estão habituados a criar estratégias personalizadas de acordo com a necessidade de cada negócio.

Se você considera contratar uma agência especializada, saiba que isso deve ser encarado como um investimento, com potencial para gerar retornos significativos para sua empresa.

Mas a fim de que essa escolha seja acertada é bom avaliar as agências com base em alguns critérios. Então, confira nossas dicas para escolher bem e não se arrepender depois.

Saiba quais são os seus objetivos

Fazer uma reflexão interna é fundamental para definir quais serão os objetivos ao se contratar uma agência. Só assim será possível traçar metas que realmente possam ser atingidas sem ferir as expectativas criadas.

Reúna sua equipe e esteja aberto às críticas e sugestões. É muito importante que os pontos fortes e fracos detectados nas atividades em andamento sejam avaliados e que todos os envolvidos nas estratégias de marketing digital estejam na mesma página quanto aos objetivos a se alcançar.

Isso facilitará a criação de um plano de ação para o marketing e será de grande ajuda na hora de apresentar exatamente o que sua empresa espera da agência que vai contratar. Portanto, a agência não vai tomar uma decisão em seu lugar e você terá mais margem para negociação.

Com essas informações, você já poderá limitar o número de agências que considera contratar pelo tamanho, especialidade e tempo mínimo de contrato.

Procure conhecer o histórico da agência

Geralmente, ao contratarmos um serviço, uma das informações que mais transmitem confiança e autoridade é o tempo de existência e a experiência da empresa no mercado. No entanto, quando falamos de marketing digital, essa nem sempre é uma informação chave.

Isso se deve ao fato de que as estratégias de marketing digital como são praticadas hoje não existem há muito tempo. Atualmente, o mercado está repleto de novas agências, o que não quer dizer que elas não sejam confiáveis e competentes.

No caso das agências de marketing digital há outras questões que são mais interessantes de se avaliar do que o tempo de existência.

Você pode investigar como foi a criação da empresa, como ela vem acompanhando as atualizações do mercado, quem são seus parceiros, o nível de expertise dos trabalhos, as certificações e premiações que possui, o que pode ser encontrado de notícias nas mídias, etc.

Essas questões vão ilustrar o quão capacitada é a agência e se ela está habilitada para cuidar do seu marketing digital.

Avalie os canais da agência

Muitas empresas não se aprofundam antecipadamente na qualidade do trabalho das agências. E por mais que pareça óbvio, uma das formas mais práticas de saber da qualidade do trabalho executado pela agência é avaliar a qualidade dos canais de comunicação dela.

Analisando os canais de comunicação você pode ter uma ideia de como o trabalho será realizado. Para cada canal existem aspectos que vão dizer se aquela agência é ou não realmente profissional no que faz.

Por exemplo:

  • entre no site da agência e avalie a experiência de navegação e confira se a página se adapta bem aos dispositivos móveis;

  • entre no blog da agência e leia algumas das postagens para ver se o conteúdo tem qualidade e é bem desenvolvido;

  • nas redes sociais, confira as postagens e veja como a agência se relaciona com os seguidores, se há um bom engajamento com as postagens e se a produção de imagens e vídeos é bem-feita.

Verifique os cases de sucesso da agência

Outra fonte importante de confiança e autoridade é o retrospecto de trabalhos da agência. Quando temos referências positivas sobre a prestação de um serviço nos sentimos mais seguros a também contratá-lo.

Por outro lado, se temos referências negativas já é um sinal de que aquele prestador em questão pode não ser uma boa escolha. Portanto, antes de fechar um contrato procure verificar as referências disponíveis.

Normalmente, as agências de marketing disponibilizam um portfólio com parte do seu case de clientes no próprio site. Mas se você estuda contratar uma agência que não disponibiliza um portfólio, não tenha medo em solicitar as informações, afinal, é o sucesso do seu negócio que está em jogo.

Estudar os cases vai ajudar a saber se a agência é realmente adequada para o seu segmento, pois em muitos casos elas se especializam em marketing para um setor específico, como o marketing para gastronomia ou o marketing médico.

Se você está procurando uma agência fale com um de nossos consultores. A Radic é uma agência de marketing digital focada em atender a pequenas e médias empresas.

Então, mande uma mensagem para a gente! Estamos sempre abertos para construir novas parcerias e ajudar da forma que for possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *