Aprenda como calcular o ROI de marketing em pequenas empresas

Quem busca formas de atrair e conquistar mais clientes, inevitavelmente, acaba obrigado a investir nas estratégias de marketing digital. Afinal, as mudanças na tecnologia e seu impacto no comportamento das pessoas reestruturou o relacionamento entre consumidores e vendedores. Mas, você que usa as novas estratégias de marketing, monitora os seus resultados? Sabe o que são as métricas e qual a importância do ROI de marketing?

Hoje, vamos falar sobre a necessidade de se utilizar métricas para monitorar o desempenho de marketing e explicaremos como funciona o ROI. Continue lendo e entenda por que usar métricas para avaliar os resultados do marketing é fundamental para o sucesso da estratégia adotada.

Métricas no marketing

Uma das maiores dificuldades na gestão de um negócio é administrar, de acordo com os limites, expectativas e objetivos, o que deve ser feito para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

E, para ser possível se posicionar a favor ou contra uma estratégia qualquer, é preciso mais do que apenas acreditar que uma ação é boa ou ruim. Dessa forma, as métricas em qualquer área são utilizadas para ilustrar e contextualizar o resultado de aspectos das atividades desempenhadas por uma empresa.

Elas são ferramentas que ajudam a descobrir, por meio de índices, os lados positivos e negativos de uma estratégia, o que está ou não dando certo e onde se deve investir para melhorar o que vem sendo feito.

No caso do marketing digital, existem muitas métricas para realizar análises, no entanto, nem todas são úteis para qualquer estratégia. Algumas podem levar a interpretações erradas e atrapalhar uma análise precisa e coerente da realidade.

Os especialistas as classificam em dois tipos:

  • métricas de vaidade (curtidas, likes, visualizações, etc), que ilustram uma situação momentânea, mas não ajudam muito em tomar decisões melhores;
  • métricas de resultados (ROI, ticket médio, taxa de conversão, etc), que ajudam a avaliar o desempenho das atividades executadas.

Escolher as métricas mais adequadas para o seu negócio e monitorá-las de perto é a melhor maneira de evitar prejuízos financeiros e controlar os resultados das estratégias.

Todas as métricas podem ser úteis de alguma forma, desde que interpretadas de maneira adequada. Contudo, hoje, especialmente, vamos falar do ROI, que é essencial para mostrar se o valor investido está, de fato, transformando-se em retorno.

ROI de marketing

O que é?

Primeiramente, a sigla ROI se trata de uma abreviação para a expressão do inglês “return over investment”, que, em português, quer dizer “retorno sobre investimento”.

O propósito do indicador ROI é deixar claro o quanto de dinheiro se ganhou ou perdeu com um determinado investimento. Assim, o ROI pode ser muito útil para demonstrar o quão lucrativa ou bem-sucedida é uma estratégia.

Ele pode ajudar a esclarecer questões, como:

  • quais são os melhores canais de venda;
  • qual campanha de marketing traz mais resultados;
  • quais os melhores canais de comunicação com os clientes.

O ROI, portanto, é um grande aliado das empresas para planejar, reformular estratégias e traçar metas com base no que se pode esperar de retorno sobre o que será investido.

Como calcular?

Calcular o ROI é bastante simples, basta seguir a seguinte fórmula:

  • ROI = (Ganhos — Custo/Custo) x 100

Os ganhos representam o total do valor arrecadado pelo negócio, pela campanha, pela estratégia ou pelo canal. O custo é o valor gasto para financiar a atividade. Para obtermos o ROI em porcentagem e facilitar a comparação entre duas ou mais estratégias, multiplicamos por 100 o valor de receita menos o custo dividido pelo custo.

Como mencionamos, o ROI pode ser usado para avaliar e acompanhar resultados — de um canal, de uma campanha, de uma estratégia ou de todo o negócio. Por isso, para calcular com precisão, é necessário registrar apenas o valor investido no segmento que se deseja avaliar.

Como analisar?

Vejamos um exemplo:

O dono de uma loja de sapatos quer saber o ROI da loja física e o ROI da loja virtual para um mês. Os ganhos totais do negócio foram de R$ 90.000,00, dos quais R$ 30.000,00 vieram das vendas da loja virtual, e R$ 60.000,00, da loja física. As despesas mensais para manter a loja virtual são de R$ 8.000,00, e, a loja física, R$ 25.000,00.

ROI da loja virtual:

  • ROI = (30.000 — 8.000/8.000) x 100
  • ROI = (2,75) x 100 = 275%

Isso significa que, para cada R$ 1,00 investido na loja virtual o negócio ganhou R$ 2,75.

ROI da loja física:

  • ROI = (60.000 — 25.000/25.000) x 100
  • ROI = (1,4) x 100 = 140%

Portanto, para cada R$ 1,00 investido na loja física, o negócio ganhou R$ 1,40.

Comparando o ROI da loja virtual ao da loja física, fica claro que a loja virtual é um investimento muito mais rentável.

Nos casos em que o índice ROI for negativo, isso quer dizer que o investimento causou prejuízo. No entanto, nem sempre um ROI positivo quer necessariamente dizer que o investimento foi lucrativo.

Para saber se o valor obtido é bom ou ruim para a empresa, é preciso levar em consideração a duração do investimento.

Pense, por exemplo, em um ROI de 10%. A não ser que esse seja o ROI de um investimento diário, ele pode representar um grande problema para a sustentabilidade do investimento.

Se o ROI de uma empresa é de 10% ao ano, isso quer dizer que grande parte do retorno gerado é perdido para tributos e para a inflação, pois o ROI não leva em consideração esses fatores financeiros.

Desse modo, é essencial determinar antecipadamente quais serão os períodos de investimento considerados no cálculo, sem esquecer-se das particularidades de cada negócio, como sazonalidade e situações extraordinárias.

Só assim, o cálculo do ROI será um aliado para avaliar a qualidade e a efetividade das estratégias.

Este post foi dedicado à importância do ROI de marketing para as suas estratégias e ensinou como calculá-lo. Porém, sabemos que administrar uma estratégia de marketing e garantir bons resultados envolvem muitas outras dificuldades.

Então aproveite e confira algumas dicas que vão ajudar a melhorar o marketing digital da sua empresa!

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