Afinal, o que pode melhorar a autoridade do seu domínio?

Ter boas referências é importante na hora de comprar algo, contratar um serviço e até mesmo na hora de indicar uma página na web. Para o Google, a autoridade do domínio é um dos fatores de ranqueamento mais importantes na hora de posicionar seu site nas buscas.

A autoridade de domínio é a maneira como o seu site pode servir como referência na web. Ou seja, é o que atesta a credibilidade de sua página.

Diante disso, pode-se entender como é importante trabalhar sempre na melhora do conteúdo oferecido, não é mesmo? É possível otimizar cada vez mais a autoridade do seu domínio. Quer saber como? Acompanhe este post!

O que afeta a autoridade de um domínio?

Este é um tópico muito amplo e que trata de uma série de questões. Nem sempre é possível identificar todos os fatores e a maneira exata como eles afetam a autoridade de um domínio, mas dá para identificar alguns dos principais, como:

  • credibilidade e reputação do site;
  • tempo de atividade do domínio;
  • quantidade de links na web;
  • qualidade de links na web;
  • distribuição desses links;
  • padrão temporal.

Entender os pontos que afetam a autoridade de um domínio é fundamental  para trabalhar a fim de implementar melhorias. É fundamental mensurar como andam esses pontos citados.

Como otimizar a autoridade do domínio?

Sabendo o que influencia na autoridade é possível então dedicar-se na otimização do domínio. Há diversos recursos para conseguir isso da forma correta, de modo que o Google não penalize e proporcione melhor ranqueamento para a página.

Backlinks

Os backlinks são fundamentais e funcionam como a principal ferramenta na otimização de autoridade de um domínio. Eles consistem em links em páginas do mesmo segmento, como se fossem uma indicação.

Por exemplo, você tem um e-commerce de produtos de beleza e um blog que fala sobre o assunto faz um link para o seu site, graças a um tema correlato. Nesse momento se configura um backlink.

Links confiáveis

Tão importante quanto ter um bom número de links distribuídos pela web é tê-los em sites que tenham credibilidade e sejam confiáveis. Quando isso acontece, a autoridade do domínio cresce.

Guest Posts

Muito comum no marketing de conteúdo, os guest posts são postagens em blogs de outras empresas, falando sobre temas em comum entre os dois negócios. Assim, é possível gerar um conteúdo em uma outra página, conseguir backlinks e melhorar o tráfego para seu site.

SEO

As estratégias de SEO estão diretamente relacionadas à qualidade de um site. Quanto mais trabalhada for a otimização para mecanismos de pesquisa, melhor o ranqueamento. O SEO é imprescindível na busca por autoridade!

O que faz com que uma página seja penalizada?

O Google é bastante rigoroso na hora de ranquear as páginas e as penalizações são comuns quando há falhas de programação, erros no conteúdo e até mesmo má-fé, em tentativas de burlar o algoritmo.

Essas práticas feitas propositalmente são chamadas de black hat. Elas buscam tirar vantagem de alguma estratégia para ter um domínio com maior autoridade.

Atualmente, os principais black hats são o linkfarm e o uso de URLs que não tenham relação com o conteúdo do site em que elas são encontradas.

Linkfarm

Consiste em acordos em que várias páginas usam links uma das outras, gerando backlinks artificiais e com conteúdos fracos, somente com a intenção de melhorar a autoridade do domínio.

Uso inadequado de URLs

O uso de URLs não relacionadas ocorre quando os links são inseridos em contextos completamente sem sentido, em conteúdos que não tenham nenhuma relação com a proposta da página para qual elas vão redirecionar.

A penalização

Como penalização, o Google coloca o site em um ranqueamento mais baixo, ou seja, em pior posição no resultado de pesquisas. Isso pode acontecer de maneira automática, sem avisos, ou a página pode receber um alerta previamente.

A busca pela melhora da autoridade do domínio deve ser constante e eficiente, evitando erros e penalizações. Quanto maior a autoridade, melhor a visibilidade para o público nos resultados das pesquisas do Google, o que dá mais credibilidade e gera muitas oportunidades de negócio!

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