6 métricas de marketing relevantes para PMEs

Você vem realizando algumas ações de marketing digital em sua empresa, mas não está alcançando os resultados esperados? O que pode estar faltando na sua estratégia é o monitoramento de métricas de marketing para PMEs. 

A análise de métricas vai além de simplesmente levantar o número de likes, visualizações e compartilhamentos de postagens nas redes sociais. A mensuração de resultados permite analisar o desempenho de suas campanhas, identificando as mais eficientes e aquelas que necessitam de ajustes.

Com a gestão adequada, esse trabalho pode oferecer muitas informações valiosas sobre o seu mercado e a atuação da concorrência. Estratégias assertivas reduzem custos, pois eles são mais bem direcionados, enquanto os resultados aumentam progressivamente.

Era exatamente isso que você estava procurando, mas não sabia como aplicar um sistema eficiente na prática? Fique tranquilo, pois vamos mostrar a você!

Pontos a analisar antes de começar a mensurar resultados

Antes de reunir sua equipe para conversar sobre o uso das métricas de marketing, é interessante analisar dois aspectos:

  • objetivos, ou seja, aonde a empresa pretende chegar com cada campanha. Dessa forma, a tarefa de medir resultados se torna mais específica, e fica mais fácil analisar resultados periodicamente;
  • ferramentas, pois hoje há diversos recursos disponíveis e é preciso escolher os mais interessantes para o seu negócio. Dois exemplos de sistemas muito utilizados são o Google Analytics e Facebook Insights.

Conheça 6 métricas de marketing para PMEs

Agora que você conhece a importância de realizar a mensuração de resultados e alguns pontos a serem analisados, confira 6 métricas que podem ser interessantes para o seu negócio:

1. Taxa de Conversão

Podemos dizer que o objetivo da Taxa de Conversão é examinar como está sendo o retorno de cada investimento em marketing realizado pela empresa. Ela pode ser medida em todas as etapas do funil de vendas e demonstra se as ações estão tendo sucesso ou precisam ser melhoradas.

Na prática, essa taxa mostra o número de usuários que teve acesso às suas campanhas e quantos efetivamente disponibilizaram dados para contato ao baixar um e-book, assinar uma newsletter ou efetivar uma compra.

2. Índice de Satisfação do Cliente

Como o próprio nome já diz, esse indicador mostra o número de clientes satisfeitos e aqueles que precisam ter necessidades específicas atendidas. Ele serve como um ativo para que sua empresa saiba se está no caminho certo em relação a todas as etapas da venda.

Nesse processo de gestão, que pode ser totalmente automatizado, é possível conferir, por meio de pesquisas online as sugestões, elogios, dúvidas e outras informações relacionadas à satisfação do consumidor.

Dessa forma, fica muito mais fácil saber por quais caminhos seguir, com o objetivo de elevar esse índice para o sucesso do negócio.

3. Taxa de Engajamento

Essa métrica serve para acompanhar o número de usuários que estão interagindo com as suas campanhas online.

Pode ser usada nas mídias sociais, para avaliar likes, comentários e compartilhamentos.

Para campanhas de e-mail marketing, possibilita acompanhar taxas de cliques e de abertura, as quais demonstrarão se sua empresa está enviando conteúdos de valor para o mailing de contatos.

E, para quem aposta em campanhas de marketing digital por meio de vídeos, é possível avaliar o número e tempo de visualizações, que irão demonstrar se o material está sendo interessante ao público-alvo ou não. 

4. ROI

O ROI – Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento, é umas das principais métricas a se seguir, pois é ela que irá demonstrar, com dados concretos, o lucro gerado a partir das campanhas de marketing realizadas por sua empresa.

Ele mostra as ações que estão tendo sucesso, as estratégias que estão trazendo mais resultados e quais devem ser ajustadas, o número de novos clientes, entre outros itens importantes.

Podemos dizer que o indicador atua como “um norte” para as estratégias de marketing, pois permite compreender melhor os resultados de cada ação e tomar decisões assertivas no presente e futuro.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para se medir o ROI; inclusive algumas delas são gratuitas. Elas calculam, entre outros pontos, o engajamento,  visibilidade e o número de conversões de suas campanhas.

Você também pode analisar o Retorno sobre o Investimento a partir do seguinte cálculo:

ROI = (receita – custo do investimento)/custo do investimento

5. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Você sabe quanto custa cada cliente para sua empresa? Ainda não? Pois com o CAC é possível saber quanto se está investindo para conquistar os consumidores.

O indicador envolve todos os custos da empresa nesse sentido, como investimentos em marketing, vendas e salários de colaboradores. Portanto, dois setores devem ser envolvidos na métrica: marketing e vendas. Ela irá fazer um comparativo entre o valor total gasto pela empresa e o número de novos clientes conquistados.

O cálculo é : 

CAC = despesas + custos com vendas e marketing / quantidade de novos clientes que chegaram em determinado período.

Devemos comparar essa métrica com outros dois indicadores:

  • o ticket médio do cliente: no caso de negócios de varejo, precisa ser sempre maior que o CAC para indicar lucro;
  • o Lifetime Value (LTV): corresponde ao total de gastos que o cliente pode realizar na empresa enquanto durar o vínculo de relacionamento. O total referente ao tempo de contrato deve ser muito superior ao CAC para que haja vantagens.

Simples, não é? E, ao mesmo tempo, muito importante para medir o desempenho das ações da sua empresa!

6. Taxa de Rejeição

Mostra o número de usuários que entraram em seu site, porém não continuaram a navegar, seja porque clicaram em “voltar”, fecharam o navegador ou entraram em outro canal. Essa métrica serve para mostrar que algo pode ser melhorado, como os call to action (CTA) e as palavras-chave utilizadas no conteúdo, bem como sua relevância. 

Agora que você conhece algumas métricas, pode reunir a sua equipe  e começar a colocar o monitoramento em prática! Em pouco tempo, aquelas campanhas que não estavam trazendo resultados suficientemente satisfatórios poderão dar muito mais retorno a partir dos resultados que sua empresa terá em mãos.

No começo pode parecer um pouco complicado, mas com a prática o cálculo de métricas torna-se parte fundamental do processo (como deveria ser!) e, consequentemente, simples de se fazer.

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