5 simples ações de SEO para melhorar a sua visibilidade online

Quantas vezes você usa ou fala sobre o Google em uma semana? Essa, com certeza, não é uma pergunta para a qual você tenha uma resposta. O Google é a plataforma de buscas mais acessada pelos brasileiros, mas o que você precisa saber é que não é necessário muito esforço para que seu negócio apareça entre os primeiros resultados em uma busca. Para isso, basta que mantenha boas práticas e ações de SEO no seu site e conteúdos produzidos.

Portanto, vamos ajudar você a ranquear seu negócio explicando o que exatamente é SEO e apresentando 5 ações para melhorar o ranqueamento e tráfego das suas páginas internas. Fique ligado!

Search Engine Optimization (SEO)

Primeiramente, precisamos esclarecer o que é SEO. Trata-se da sigla de “Search Engine Optimization”, que em português quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”. Basicamente, constitui-se de um conjunto de estratégias, técnicas e ações empregadas para melhorar o posicionamento de páginas internas em mecanismos de busca e pesquisadores, como o Google.

É preciso entender que os pesquisadores e mecanismos de busca têm alguns critérios para classificar os resultados, como relevância do conteúdo e das palavras-chave. Portanto, alguns cuidados que são centrais para o SEO são necessários para que suas páginas e conteúdos se destaquem.

As técnicas de SEO, quando trabalhadas adequadamente, fazem com que os conteúdos produzidos apareçam, de acordo com as palavras-chave utilizadas, entre os primeiros resultados desses mecanismos de busca.

Uma vez que os 5 primeiros resultados que aparecem no Google recebem aproximadamente 67% dos cliques, conseguir ficar entre os primeiros resultados é uma forma extremamente eficaz de melhorar o tráfego nas suas páginas e possivelmente vender mais.

5 ações de SEO para melhorar seu ranqueamento

1. Trabalhe com títulos instigantes

A internet se estabeleceu como meio fundamental para o comércio de praticamente todos os segmentos do mercado. Porém, é cada vez mais difícil prender a atenção de usuários online. Por isso, é importante que os conteúdos e os artigos produzidos pelo blog corporativo tenham títulos interessantes, que despertem a curiosidade do leitor. Assim, você atrai mais leitores e gera mais leads para seu negócio.

2. Capriche na descrição das suas páginas

Nas pesquisas do Google, além do título do post, o leitor pode também ler o início da descrição da página. Isso deve ser aproveitado da melhor forma para transmitir o máximo de informação relevante, como descrição da empresa e serviços que ela presta.

3. Explore o link building

Um dos principais critérios de posicionamento de uma página é a qualidade de links associados. Ter links da sua página em outros sites é muito bom para o ranqueamento, pois demonstra confiabilidade e autoridade. Dessa forma, investir em parcerias com outros sites para criar mais links e fortalecer a lincagem das suas páginas internamente é ótimo para seu posicionamento nos mecanismos de busca.

4. Invista na experiência do usuário

Ter um site bonito e simples, em que as informações mais importantes são facilmente encontradas e a navegação é agradável, é crucial para que ele apareça nas pesquisas. Não se esqueça também de que uma grande parte dos brasileiros acessa a internet pelos smartphones. Logo, é preciso que o site se adapte para a navegação em dispositivos móveis. Do contrário, dificilmente os visitantes vão passar muito tempo nas suas páginas.

5. Incentive a interação

Um dos principais fatores que os clientes buscam nas empresas é a interação. Eles gostam de se sentir especiais e bem atendidos, então as empresas devem trabalhar por isso. Nesse ponto, as redes sociais são muito importantes para criar uma sensação de proximidade com o cliente. Além disso, usar as chamadas que levam o leitor a uma ação ou interação, denominadas “Call to Action” (CTA), é fundamental.

As ações de SEO são apenas algumas das práticas fundamentais do marketing digital. Se você quer saber mais sobre outras ações que podem ajudar seu negócio a ter resultados melhores confira nosso artigo com 6 dicas de marketing digital para pequenas e médias empresas.

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