5 melhores práticas para o gerenciamento de crise online

Nenhuma empresa está livre de passar por uma situação desagradável em seu mercado. Um bom gerenciamento de crise é essencial para resolvê-la, bastando contar com a melhor abordagem ao planejá-lo e executá-lo. Você tem um plano estruturado para isso?

Uma empresa pode ter a sua imagem seriamente danificada se responder incorretamente a uma crise. Pode, inclusive, ultrapassar as reações negativas iniciais por uma boa margem por conta disso. Portanto, é essencial ter um plano bem estruturado para lidar com esses casos.

Conheça, a seguir, as 5 melhores práticas para o gerenciamento de crise online. Boa leitura!

1. Reúna o máximo de informações

Um bom gerenciamento de crise não pode dar passos em falso. Para reagir corretamente a uma situação, é necessário ter um bom volume de informações sobre ela. Isso envolve conhecer todos os lados de um embate e se aprofundar sobre os seus motivadores. Somente depois disso é recomendado começar a planejar as suas ações, já que você terá visualizado adequadamente o contexto de tudo.

2. Escolha os meios de comunicação adequados

A comunicação é uma ferramenta essencial para o gerenciamento de crise. Mas, para que isso seja bem conduzido, você precisa escolher os canais corretos. Opte por aqueles que consigam atingir o grupo de pessoas envolvido ao mesmo tempo em que ajuda a transmitir credibilidade à mensagem. Você pode, por exemplo, escolher a página da sua empresa no Facebook para publicar um comunicado oficial.

3. Seja transparente

O público consegue sentir quando está sendo enrolado. Durante um gerenciamento de crise, você precisa buscar o máximo de transparência ao se comunicar. Não tente enganar a sua audiência ou encobrir a verdade. A reação a uma mentira pode ser ainda pior do que o problema original. É possível conquistar muito da simpatia das pessoas ao ser sincero com elas. Aplique esse conceito à sua empresa.

4. Apresente uma solução eficaz

Para ser bem-sucedido, um gerenciamento de crise precisa ir além do discurso e apresentar soluções concretas. Trata-se de algo essencial para neutralizar a situação e resgatar a imagem da sua empresa. Analise os motivadores da crise e avalie junto ao seu time o que pode ser feito para resolver a questão. Lembre-se da importância de oferecer soluções e não impor barreiras ao seu público.

5. Documente os seus processos e crie um plano

Depois de realizar o seu gerenciamento de crise, o trabalho não está terminado. É essencial que você documente tudo o que foi feito, os seus efeitos e aprendizados para criar um plano que possa ser utilizado no caso de problemas futuros. Sim, eles acontecerão. A melhor forma de lidar nessa situação é utilizando um processo consolidado para resolvê-los baseado nessas dicas e na sua atuação anterior.

Lembre-se de que não faz sentido acreditar que a sua empresa nunca passará por crises e que não precisará de um plano para lidar com elas. Essas situações são inevitáveis e o que determinará o seu sucesso é a sua capacidade de se antecipar e ter soluções já prontas para resolver a questão. Siga as dicas acima para atuar corretamente nesses casos e se preparar para ocorrências futuras.

Vamos aprender mais sobre a forma como a sua empresa se posiciona na internet? Confira no blog os motivos para se preocupar com sua reputação online. Até a próxima!

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