A ESTRATÉGIA DIGITAL É FERRAMENTA PARA ENCARAR OS DESAFIOS DA DISRUPÇÃO DIGITAL

O fato é concreto:
Estamos em época de ruptura digital. Em todos os setores econômicos, em todas as indústrias, as organizações se deparam com significativas alterações e mudanças em seus ambientes competitivos causadas, principalmente, pelo crescente uso de novas tecnologias digitais, por novos concorrentes, inclusive de mercados distintos e distantes. Também encaram o cenário alterado pelos concorrentes ou empresas estabelecidas. Essas disrupções digitais, se não forem bem identificadas e absorvidas, podem prejudicar a viabilidade de produtos, portfólios de serviços e abordagens ao mercado. Até mesmo de empresas.  O conceito de “disrupção”, criado pelo professor de Harvard, Clayton Christensen, foi criado para descrever inovações que oferecem produtos acessíveis a um novo mercado de consumidores, o que acaba desestabilizando as empresas líderes em seu segmento.

De acordo com a Profa. Jeanne Ross, cientista de pesquisa principal do Centro de Pesquisa de Informações do MIT Sloan, durante seu recente seminário web, Disrupção Digital “é a transformação da empresa para a economia digital”. Estratégia digital “é uma estratégia de negócios integrada, inspirada nas capacidades de poderosas, prontamente acessíveis tecnologias e sensíveis às mudanças constantes do mercado”.

 

A resposta à disrupção digital é criar e implementar uma nova estratégia digital. Em meu entendimento, existem três opções para uma estratégia digital bem sucedida:

  • É necessário adotar novas estratégias, criar novos modelos de negócios, aderir à digitalização e acompanhar a evolução tecnológica.
  • O envolvimento do cliente às soluções digitalizadas: o envolvimento do cliente exige pensar sobre o relacionamento de uma organização com o ele, também adoção de modelos de negócios amigáveis como forma de preparar as organizações para o novo ambiente competitivo.
  • O relacionamento deve ser construído sobre confiança e lealdade e, idealmente, paixão. O olhar para o futuro, atenção aos novos modelos, novos comportamentos e tecnologias, deve ser prática diária.

As soluções digitalizadas transformam o modelo de negócio, particularmente se oferecerem campo para engajamento, relacionamento consistente e comprometimento por parte da organização.

A disrupção digital está acontecendo todos os dias. Em todos os negócios. Em todos os modelos.

Devemos, portanto, estar atentos à evolução tecnológica, aos comportamentos humanos frente a essa evolução e às respostas possíveis dentro de cada organização. E você, já definiu uma estratégia digital contemplando as disrupções e os seus clientes?

O tempo está passando. Tic-tac, tic-tac… A onomatopeia de passagem do tempo já nem é mais essa.

Para assistir ao seminário da Profa. Jeanne Ross: http://bit.ly/digital_disruption-JeanneRoss

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